PROJETO LITERATURA-"UM CONSUMO INTELIGENTE''

Projeto Literário - Literatura - "Um consumo inteligente

Professoras: Adriene, Antonia e Lanúzia
Turmas: nível V – A, B, C e D - Duração 2º semestre

1. JUSTIFICATIVA

                 Considerando a literatura como uma arte que encanta o universo em todas as idades é que, como educadoras pretendemos proporcionar aos alunos das turmas do Nível V momentos mágicos por meio do projeto educativo “Literatura: um consumo inteligente”.
                 Quanto á origem das histórias, ninguém sabe qual foi a primeira história nem quem a contou, pois as histórias são tão antigas quanto as comunidades humanas.
                  Sua fonte natural é o povo, que sentido a necessidade de explicar os fatos e os fenômenos da natureza que lhe causavam tanto medo e admiração, sem poder compreende-los racionalmente e também pela necessidade de transmitir suas impressões, experiências, valores crenças, costumes...Acabaram criando e recriando situações pessoais, lugares, sonhos e transformando em histórias, mitos e lendas, que eram repassadas de geração á geração, de povo a povo, pela oralidade.
                  Durante muito tempo foi dessa forma que o homem primitivo guardou e conservou todos os fatos e lembranças que formam um verdadeiro tesouro que jamais perde o seu valor.
Por ter sido oral a forma primitiva de transmissão, evidente que não se pode fixar sua origem. Então de onde vieram as histórias? De todas as partes do mundo. Quem as contou pela primeira vez? O povo!
                  O “Era uma vez...” tem sido a senha para se entrar no maravilhoso mundo dos contos, mitos, lendas e fábulas. Basta que alguém- diga essas três palavrinhas mágicas que o encanto acontece, e nós, adultos e crianças, como que hipnotizadas. Esperamos que o narrador prossiga com sua narrativa.
                  Ao ouvirmos uma história temos a possibilidade de refletir sobre a vida, sobre a morte, sobre nossas atitudes e escolhas, pois elas nos falam de dor, luta, compreensão, compaixão, solidariedade, esperança e vitória! Porque elas proporcionam um grande prazer e são uma necessidade do ser humano, seja ele adulto ou criança.
                   A contação de uma história tem o poder de estimular o desejo de ler, favorecendo a compreensão das formas de expressão oral, escrita e sequencia narrativa dos fatos há um verdadeiro tesouro de historias que abre as portas do imaginário, fazendo com que o aprendizado seja um momento rico e prazeroso.
                   Quando aprendemos por intermédio das historias, nunca nos esquecemos, pois esse é um aprendizado que dura para sempre. Desse modo podemos contar que a historia é o “mais importante alimento”, que dá asas ao universo imaginário da criança.


“Toda alma para ser saudável,
precisa ser bem alimentada com boas e inesquecíveis historias”



2. OBJETIVOS

2.1 Geral
>> Promover nos educandos, o apreço pela leitura e escrita a partir do desenvolvimento de trabalhos com historias infantis, de forma prazerosa e diversificada, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças.


2.2 Específicos:
>>Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
>>Promover a concentração, educação e atenção;
>>Ampliar o vocabulário porque estimula a procura de outros livros;
>>Encorajar na busca de soluções para os seus problemas pessoais, vivenciados pelos personagens;
>>Ampliar suas experiências e conhecimentos da realidade que a cerca;
>>Estimular o gosto pela leitura;
>>Permitir troca de afetividade quer quando se conta a história para os amigos, pais, professores, etc.
>>Instigar a imaginação, fantasia, criatividade para exercício de atividades artísticas.



3. METODOLOGIA
  • Dando continuidade ao projeto literatura
  • Livro: um consumo necessário
  • Iremos conversar na roda sobre um novo projeto que irá encantar as crianças isso será apresentado durante a feira de conhecimentos, tendo como tema: Literatura; “um consumo inteligente”, onde apresentamos oralmente os objetos que iremos utilizar durante o projeto como: maletinha mágica e acessórios (recurso que será trabalhado com a família em casa), tipos de história que serão trabalhadas, recursos que irão ter acessos. Como as crianças irão interagir ao desenvolvimento do projeto.
  • Levantaremos alguns questionamentos como:
  • Como surgiram as histórias?
  • Quem as inventou?
  • Apresentaremos no início os tipos de histórias que encantam as pessoas como: conto popular, lendas, fábulas, mitos...
  • Pretendemos levar as crianças ao teatro, livrarias, exposição literária...( a combinar e pesquisar esses eventos).
  • Confecção de personagens de histórias (fantoches).
  • Construção dos recursos com a participação das crianças.
  • Dramatização de histórias.
  • Dramatização de peça teatral.
  • Trabalhar o personagens das histórias apresentadas.
  • Realização de atividades envolvendo as áreas do conhecimento – linguagem, matemática, natureza e sociedade, musica, artes visuais, artes cênicas, recreação...
  • Confeccionar jogos partindo das histórias trabalhadas como:
  • Jogo da memória
  • Quebra – cabeça
  • Dominó
  • Trabalhar receitas de culinária
  • Desenho orientado seguindo a história trabalhada (ou preferida)
  • Pensando no projeto trabalhado no 1° semestre: “ Meio ambiente – conhecer para preservar”, alguns personagens das histórias serão confeccionadas com materiais reciclados como: jornal, caixas de papelão copinho de danone, potes de iorgute...
  • Confecção de murais e conto na sala com produções.
  • Trabalhar a oralidade por meio da exploração de histórias.
  • Confecção do álbum sanfonado (com a participação das crianças) – será escolhida uma história para ilustrar – o resumo será feito com a narração das crianças.
  • Conversar com as crianças sobre a importância de contar histórias.
  • Ouvir e continuar trabalhando com a ciranda de livros.
  • Exposição de trabalhos na sala.
  • Culminância na quadra (abertura da feira de conhecimentos)


4. CONTEÚDOS

a) Conceituais:
Ø Conceituar “Histórias”.
Ø Relação entre elementos constituintes das histórias: tipos diferentes de história.
Ø Estratégias para a contação de história.
Ø Hábitos de leitura
Ø Acessórios utilizados para a hora do conto.
Ø Utilidades das histórias.
Ø Gênios pesquisadores de histórias.
Ø Fenômenos sobrenaturais existentes nas histórias.
b) Procedimentos:


Ø Desenhar os personagens das histórias apresentadas;
Ø Identificar a que histórias que encantam o universo infantil;
Ø Classificar alguns personagens;
Ø Registrar momentos literários vivenciados;
Ø Estabelecer relações entre o mudo real e o universo imaginário;
Ø Distinguir o tempo e local onde acontecem as histórias;
Ø Diferenciar as formas de contar e participar das histórias;



c) Atitudinais:


Ø Valorizar as diversas formas de contar histórias (no universo infantil);
Ø Respeitar o modo como os colegas se expressam ao explorarem as histórias;
Ø Cuidar dos recursos oferecidos;
Ø Valorizar os trabalhos dos colegas
Ø Analisar a própria forma de interagir durante o trabalho literário;
Ø Participar com entusiasmo nas atividades propostas;





5. ÁREAS DO CONHECIMENTO

a) Linguagem oral e escrita:

Ø Fala;
Ø Diálogo;
Ø Argumentação;
Ø Leitura e escrita;
Ø Histórias: fábulas, contos, lendas, mitos...
Ø Produção escrita;
Ø Reprodução escrita;


b) Matemática:

Ø Quantidade;
Ø Sequencia numérica;
Ø Cores e formas;
Ø Instrumentos de medidas/peso;
Ø Adição;
Ø Subtração;
Ø Jogos matemáticos;
Ø Seriação;
Ø Receitas/culinária;
Ø Calendário (noções de tempo);


c) Natureza e sociedade:

Ø Descobrindo semelhanças;
Ø Objetos perigosos;
Ø Meios de comunicações;
Ø As profissões;
Ø Diferentes moradias;
Ø Meio ambiente;


d) Música e movimentos:

Ø Danças envolvendo diferentes ritmos de acordo com as histórias contadas;
Ø Jogos e brincadeiras;
Ø Confecção de instrumentos sonoros;


e) Arte:

Ø Produção de painéis, releitura plástica, dobraduras;
Ø Confecção de personagens utilizando material de sucata;
Ø Dramatização de histórias, criação dos álbuns – seriado e sanfonado;
Ø Confecção de máscaras;
Ø Desenho livre e dirigido;



6. RECURSOS

Ø Livro de histórias;
Ø Visita á livrarias (em família);
Ø Visita á feira do livro do SESC (dia e hora a combinar);
Ø Assistir uma peça no teatro (a combinar);
Ø Teatro de fantoches (palco);
Ø Álbum seriado;
Ø Álbum sanfonado;
Ø Cineminha;
Ø Recursos sonoros;
Ø Som e CD;
Ø DVD;
Ø Maleta mágica;
Ø Baú;
Ø Caixa mágica;
Ø Bolsa;



7. AVALIAÇÃO
             O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, onde procuraremos observar o desenvolvimento individual e coletivo, respeitando os limites de aprendizagem de cada criança durante a realização do projeto, bem como a participação da família e interesse nos trabalhos de gênero literário enviado para casa.


8. CULMINÂNCIA
  •  Exposição dos trabalhos realizados em coletividade/grupo e individual;
  • Apresentação artística na quadra (iremos escolher junto com as crianças a apresentação).


9. MATERIAS UTILIZADOS
  • Cartolinas: color-set;
  • Papel cartão;
  • Feltro;
  • Lã;
  • TNT;
  • EVA;
  • Bastão de cola quente;
  • Pistola;
  • TV;
  • DVD;
  • Som;
  • Guache;
  • Peso 40;
  • Papel madeira;
  • Cola branca;
  • Cola para isopor;
  • Cola para tecido;
  • Pontinhos de iogurte;
  • Caixas de papelão;
  • Hidrocor;
  • Giz de cera;
  • Tinta guache;
  • Cola colorida;
  • Fita adesiva;
  • Papel ofício colorido;



VOCÊ PODE GOSTAR DE: